quarta-feira, 30 de abril de 2008

Cruzeiro ganha de mão cheia do Atlético

Gols: Marcelo Moreno, aos 12, e Marcos (contra), aos 18, e Ramires, aos 39 minutos do primeiro tempo; e Guilherme, aos 22, e Wagner, aos 33 do segundo
Cartões amarelos: Xaves (Atlético); Thiago Heleno e Marquinhos Paraná (Cruzeiro)
Árbitro: Paulo César de Oliveira (Fifa-SP)
Auxiliares: Maria Eliza Correia Barbosa (SP) e Emerson Augusto de Carvalho (SP)
Data: 27/04/2008
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Público: 48.094 pagantes
Renda: R$ 1.011.020,00


O jogo

O Cruzeiro iniciou a decisão com a vantagem de jogar por dois empates e se comportou de maneira discreta nos minutos iniciais. O Atlético-MG tomou a iniciativa do jogo e o sistema defensivo armado pelo técnico Adilson Batista mostrou-se eficiente.

Marquinhos Paraná, suposto lateral-direito improvisado, jogou na esquerda, marcando os avanços do meia Danilinho. E o volante Charles ocupou o lado direito da defensiva celeste para barrar o atacante Marques. Dessa maneira, os zagueiros Thiago Heleno e Espinoza não ficaram expostos aos velozes adversários e a meta celeste permaneceu protegida.

A ameaça mais contundente ao gol defendido por Fábio aconteceu aos 5 min, em lance isolado. Danilinho cobrou falta do lado esquerdo, o volante Rafael Miranda cabeceou na primeira trave e o camisa 1 espalmou no reflexo.

Se atrás tudo corria bem, o melhor ataque do Campeonato Mineiro começou a se fazer presente aos 12 min. Em cobrança de falta pelo lado esquerdo, o meia Wagner levantou a bola na área, Juninho deixou passar e Marcelo Moreno escorou com a perna esquerda. O zagueiro Leandro Almeida tentou cortar, mas não evitou o gol. Cruzeiro 1 x 0.

O gol deu ainda mais segurança a um time ciente do que queria em campo. E mais uma vez pelo lado esquerdo, o time celeste ampliou a vantagem logo aos 18 min. O lateral Jadilson avançou e cruzou rasteiro. O zagueiro Marcos tentou cortar e fez Cruzeiro 2 x 0.

Ante um adversário em desvantagem, o Cruzeiro passou a atacar com uma margem de segurança, sem expor a defesa. E foi apertando o contra-ataque adversário que chegou ao segundo gol, aos 38 min.

O atacante Guilherme desarmou um adversário pelo lado esquerdo e passou a Wagner. O camisa 10 descobriu Ramires, que invadiu a área, encobriu Juninho e marcou um belo gol. O Cruzeiro tinha 3 x 0 de vantagem antes do término da primeira etapa.



O Cruzeiro voltou sem alterações para o segundo tempo e manteve a maneira de jogar. O setor defensivo permaneceu firme e os atacantes só apareciam na tentativa de contra-atacar. O Atlético-MG tentava diminuir a vantagem e aos 5 min, o volante Renan chutou forte da entrada da área, sem problema para Fábio, que encaixou a bola no peito.

A primeira substituição no Cruzeiro aconteceu aos 17 min, quando Jadilson de lugar a Jonathan, que ocupou a lateral direita e liberou Charles para atacar.

A segunda jogada de perigo aconteceu aos 20 min. Renan Oliveira recebeu cruzamento da direita, escolheu o canto e acertou a trave esquerda de Fábio.

E eis que o ataque celeste mais uma vez mostrou sua eficiência. Ramires recebeu na entrada da área e tocou de cabeça para Guilherme. O camisa 11 dominou dentro da área e não teve dificuldade para chutar no canto esquerdo e fazer 4 x 0, aos 22 min. Logo após o gol, Charles deixou o gramado e deu lugar ao volante Fabrício.

Em mais um contra-ataque, a china azul voltou a comemorar. Aos 33 min, Guilherme recebeu no círculo central e acionou o meia Leandro Domingues, que entrara no lugar de Marcelo Moreno quatro minutos antes. O armador tocou na saída de Juninho e Wagner apareceu na pequena área para estufar a rede e fazer o quinto gol.

A torcida celeste não se conteve e logo após o quinto gol entoou o grito de "é campeão!" no Mineirão, como que antecipando a festa por um título que não deve escapar.

fonte: www.cruzeiro.com.br



Análise:

por: Rafael Amaral

O Cruzeiro jogou realmente para ganhar no clássico. Sufocou totalmente o adversário e aplicou uma goleada histórica.

Todos os jogadores fizeram sua parte e levaram o time a abrir uma vantagem importante para o jogo de volta. Mas é importante sabermos que estamos muito próximos de conquistar o título mineiro e, por isso, devemos terminar bem o campeonato para soltarmos o grito: É CAMPEÃO!!!




Um comentário:

Rafael Amaral disse...

Desculpem a ausência... fiquei um tempo sem atualizar o blog mas já estou na área!!!

Não podia deixar de postar essa incrível vitória celeste. Goleada histórica sobre o atlético!!!

Vamos, vamos Cruzeiro...